Ensino Fundamental

É especialmente nesta fase que a criança passa a se descobrir em relação ao mundo e a ter uma postura mais ativa diante dele. O momento é perfeito para desenvolver as habilidades de leitura, escrita e cálculo, a capacidade de raciocínio e de interação com o meio. Por meio de atividades instigantes e criativas, os alunos desta faixa etária no Colégio Costa Aguiar têm suas competências individuais valorizadas e são estimulados a aprender.

A proposta pedagógica do Fundamental I apoia-se em três pilares: pesquisa, linguagem e ludicidade.

Pesquisa:

A pesquisa proporciona ao aluno oportunidades para novos conhecimentos. Em aulas dinâmicas na lousa digital, criam-se bases para a investigação acadêmica e os trabalhos de campo. Nas saídas pedagógicas, a observação complementa a teoria e o conhecimento.

Linguagem:

A Língua Portuguesa, Inglês e Matemática são as disciplinas que mais trabalham esse campo. Uma vez que a linguagem permeia todas as áreas do conhecimento, a ideia é desenvolver as competências de comunicação, expressão-verbal e não verbal-dos alunos, habilitando-os a uma atuação consciente e qualificada na sociedade.

Ludicidade:

Neste ciclo de ensino as atividades lúdicas são dirigidas. Na Educação Física, por exemplo, o Xadrez acelera a construção do raciocínio lógico. A prática de outras atividades esportivas contribui para o desenvolvimento físico e psicossocial, tendo papel fundamental na maneira como um indivíduo se relaciona com os outros em qualquer contexto.

O Colégio Oferece:

• Horários flexíveis de acordo com a necessidade da família;
  • Turmas de meio período, intermediário e integral;
  • Refeições das turmas do intermediário e integral incluso na mensalidade;
  • Cardápio elaborado por nossa nutricionista;
  • Turmas divididas por faixa etária e com número de alunos reduzidos;
  • Salas de aula com professora e auxiliar de classe;
  • Pátio coberto e descoberto;
  • Educação Física com profissional da área;
  • Salas multimídias equipadas com lousas digitais;
  • Capoeira;
  • Ballet;
  • Música;
  • Psicóloga;
  • Fonoaudióloga;
  • Rotina, semanários e planejamentos acompanhados por Coordenação e Direção Pedagógica.
  • Filosofia
  • Ed. Física
  • Inglês
  • Projetos